quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Atletismo- Corrida

  Tema:  Jogos, ginástica, esportes e lutas.
   A corrida é uma atividade simples e prática, pode ser praticada em rua, esteira, parques, por ser uma atividade com baixo custo, ela é acessível a toda população basta ter ânimo para seguir realizando a prática.
   Correr ajuda a relaxar, combater o estresse e deixa a memória mais eficiente, por ser uma atividade aeróbica, a atividade também trabalha o condicionamento cardiovascular, deixando o coração, os pulmões e a pressão em forma. Potencializa a taxa de colesterol bom, ajuda a diminuir a ruim, dá suporte no controle do diabetes e aumenta ou evita a perda de massa óssea, combatendo a osteoporose.  
   Pesquisadores Poloneses observaram que de 15 a 30 minutos de corrida 3 vezes por semana reduz a ansiedade e a depressão, inclusive melhora o humor.

Objetivo: 
   O principal objetivo da atividade proposta é fazer com que os alunos criem o hábito da prática de exercícios, fazendo com que eles tenham uma vida mais saudável.
  
Atividade proposta:
   Realizar aulas teóricas e práticas, explicando aos alunos a forma de iniciar a aula começando pelo aquecimento, e seguindo para a prática da atividade. Levar os alunos a visitar corridas de rua e em pistas de atletismo, fazendo com que os alunos conversem com os corredores e fiquem ainda mais empolgados para praticar o esporte.

Referências:

Corra para relaxar e combater o estresse, link: http://runnersworld.com.br/corra-para-relaxar-e-combater-o-estresse/
Quer se manter jovem por mais tempo?, link: http://runnersworld.com.br/quer-se-manter-jovem-por-mais-tempo/
8 passos para você se apaixonar pela corrida, link: https://boaforma.abril.com.br/fitness/8-passos-para-voce-se-apaixonar-pela-corrida/

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ROTEIRO





*Descrição do tema escolhido:
Privacidade (exposição de fotos íntimas)

*Apresentação dos personagens:
  Casal de namorados, Bia e Carlos; pais de Bia, Josefa e José.

*Apresentação de ambiente:
  Casa da Bia, escola e delegacia.

*Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente: 

 A história se passa na cidade de Maceió, mais precisamente no bairro Fernão Velho. Beatriz uma jovem de 15 anos, mora com seus pais, Josefa e José. Bia, assim como gosta de ser chamada, conheceu Carlos em sua escola e logo começaram a namorar.
 O relacionamento ficou cada dia mais sério e Bia começou a confiar intensamente em Carlos. A partir desse momento, eles se sentiram mais à vontade para trocarem fotos íntimas. Com o passar do tempo o relacionamento foi se desgastando e Beatriz, embora Carlos não concordasse, resolveu optar pelo término. Insatisfeito com o fim do relacionamento, ele resolve se vingar.

*Apresentação de uma situação problema:
 Término do namoro.

*Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história:
 Insatisfação com o término e divulgação das fotos.

*Condução da história até a solução do problema e encerramento da história:
 Com a divulgação das imagens, Bia se vê obrigada a contar a situação para seus pais. A família a repreende, mas logo em seguida busca a solução por meios legais.

















quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Privacidade de crianças e adolescentes

A privacidade é o modo de controlar a exposição a informações pessoais, a violação dela pode nos trazer muitos prejuízos desde material a moral.

A privacidade do tráfego de informações nas redes sociais é posta a prova, com os dados de pesquisas recentes que mostram que não há controle sobre o que se posta nas redes sociais, sendo usado esses dados indiscriminadamente sem nossa prévia autorização, sobre tudo quando se trata de crianças e adolescentes que possuem menos discernimento para distinguir os riscos e consequências, que podem causar com o uso de suas informações de forma indevida, ficando assim mais vulneráveis a exposições indesejáveis. 

Fica a cargo dos pais o monitoramento das informações divulgadas pelos jovens, é importante os pais estarem sempre atualizados para conseguir manter seus filhos seguros nas redes, é comum o questionamento sobre os limites impostos pelos pais, deve haver uma relação de confiança para que o próprio filho saiba que está sendo protegido e não controlado.
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O Mundo Digital





                                     
    O mundo digital significa a comunicação, o acesso imediato a informações, a busca por conhecimento. A alfabetização da tecnologia se deu pela adaptação com o mundo moderno, o mundo tecnológico. Temos que adaptarmos a era tecnológica de acordo com seus avanços.
    As novas tecnologias nos introduziu em um mundo diferente de algum tempo atrás, acesso mais rápido e fácil as informações, mais facilidade de comunicação e facilidades no nosso dia-a-dia em atividades comuns, por exemplo, na cozinha de nossas casas, em nossas salas, etc, e a convivência com essas tecnologias se deu de forma espontânea a medida que os novos equipamentos foram surgindo.
                                            
   Como a maioria de nós nascemos em meio à tecnologia, já existiam naturalmente certas habilidades. A maior dificuldade com os mais "experientes" do grupo foi ter o primeiro contato ainda no início dessa era. A partir desse momento, a maior dificuldade é o avanço muito rápido desse meio tecnológico. Em nosso aprendizado, as TIC facilitaram a introdução ao moderno, nos deu bibliotecas virtuais, facilitando assim, a forma de aprendizado; fazendo com que coisas que antes levavam muito tempo para serem realizadas, hoje sejam realizada em curto prazo, fazendo com que tenhamos a comodidade para o acesso ao conhecimento. Lembrando que, em famílias de baixa renda, pode não haver o acesso a computadores e/ou smartphones.




    
   Em contrapartida, a tecnologia também tem, em muito, seu lado negativo. Há um desgastamento no âmbito pessoal, onde há um distanciamento entre as famílias, diminuindo as conversas informais; crianças não brincam mais nas ruas, por viverem entretidas em jogos on-lines; Fake News; bullying virtual; acesso a informações inadequadas. Em relação a  aprendizagem muitos não sabem utilizar de maneira correta a utilização do tempo, gastando muito tempo nas redes sociais, ao invés de usarem esse tempo para a busca de conhecimento.